top of page

Drones na Fiscalização Ambiental

  • Foto do escritor: TopoFly Engenharia
    TopoFly Engenharia
  • 4 de dez. de 2019
  • 3 min de leitura

O desmatamento e a poluição dos meios hídricos, em todo o mundo, tem ocorrido como resultado, principalmente, de incêndios, corte de árvores para propósitos comerciais, devastação de terras para utilização da agropecuária, poluição dos recursos hídricos, causada, muitas vezes, pela falta de tratamento dos esgotos, que são despejados dia a dia, e pela ausência de políticas públicas ou "falhas governamentais", que são geralmente indutoras mais importantes para o desmatamento do que "falhas de mercado”.


Uma das medidas para conter esse desmatamento desenfreado é a fiscalização ambiental. A fiscalização ambiental busca induzir a mudança de comportamento das pessoas, por meio da coerção e do uso de sanções, pecuniárias e não-pecuniárias, para induzirem o comportamento social de conformidade com a legislação e de dissuasão na prática de danos ambientais.


De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA (2017), a fiscalização ambiental é o exercício do poder de polícia em relação à legislação ambiental. Ela consiste no dever que o poder público tem de fiscalizar as condutas daqueles que se apresentem como potenciais ou efetivos poluidores e utilizadores dos recursos naturais, de forma a garantir a preservação do meio ambiente para a coletividade.


Quando o assunto é meio ambiente, os VANTs - Veículo Aéreo Não Tripulado, conhecidos, popularmente, como drones, são grandes aliados para controle e fiscalização, no sentido de estagnar queimadas, desmatamentos, erosão e buscar ações preventivas.


Essa tecnologia tem sido bastante eficaz e eficiente, ela vem contribuindo para a proteção de espécies ameaçadas de extinção e acompanhamento das atividades madeireiras e desmatamentos ilegais.


Mas, talvez, um dos atributos mais interessantes do uso de drones na conservação é a possibilidade de se montar um mosaico das áreas prioritárias, o que permite aos pesquisadores monitorar mudanças no uso do solo, novos focos de desmatamento e plantações ou, até mesmo, princípios de incêndio.


Um outro problema ambiental, presentes nos meios hídricos, é chamado de eutrofização. A eutrofização consiste no aumento excessivo de nutrientes na água, podendo ser causada pela drenagem de fertilizantes agrícolas, águas pluviais de cidades, detergentes, resíduos de minas, drenagem de dejetos humanos, entre outros. Como consequência desse desequilíbrio, ocorre a multiplicação de matéria vegetal, que ao se decompor, provoca danos como a diminuição do oxigênio dissolvido, tão necessário à vida aquática.


De norte a sul do Brasil são observados inúmeros casos de rios com altos níveis de trofia, o que ocorre, principalmente, devido aos lançamentos de esgotos domésticos e às águas drenadas em áreas agrícolas e urbanas, que provocam a entrada excessiva de fósforo em águas naturais. Além do esgoto sanitário, outros tipos de efluentes industriais, como os de indústrias de fertilizantes, pesticidas, químicas em geral, conservas alimentícias, abatedouros, frigoríficos e laticínios, podem ser considerados responsáveis pela alta quantidade de fósforo em corpos de água.


A eutrofização é um sério problema da atualidade em corpos de água superficiais, considerado-a como um dos exemplos mais visíveis das alterações ocasionadas pelo homem à biosfera.


Um dos meios hídricos que, hoje, sofre bastante com a eutrofização, é o rio Poti, que banha os estados do Piauí e Ceará, e possui uma extensão de aproximadamente 538 km, sofrendo com um expressivo processo de eutrofização, como podemos ver na imagem.


ree

A imagem mostra uma parte do rio Poti, que se encontra na cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, em um dos trechos (cerca de 5km) onde o rio passa pela cidade. A imagem foi feita dia 16 de novembro de 2019, por meio de drone, nos permite ter uma visão macro da eutrofização que está ocorrendo no rio e nos permite analisar e elaborar planejamento e planos de ação, para tomadas de decisões eficazes, a fim de solucionar essa situação.


Nos da TopoFly Engenharia apoiamos a fiscalização dos recursos ambientais e hídricos, a fim de se combater despejos ilícitos e de proteger os nossos corpos hídricos e o meio ambiente.


Este é mais um tipo de serviço que realizamos com drone. Entre em contato e peça seu orçamento.


 
 
 

Comentários


bottom of page